Ajuda

Como solicitar Usuário Unicamp e senha

Usuário Unicamp (login) e senha (password) são solicitados pelo usuário para que seja possível a utilização de serviços computacionais associados à senha única.

Como e onde solicitar:

Para solicitar agora um Usuário Unicamp e uma senha escolha a opção “Criar Usuário/Senha” na página do Portal.

Após solicitação do Usuário Unicamp, uma senha provisória deverá ser retirada junto ao responsável pela entrega de senha da unidade a qual pertence o usuário. Veja onde encontrar o responsável pela entrega de senha de sua unidade na opção “Onde retirar a senha” do Portal.

O Usuário Unicamp será excluído caso a senha não seja retirada em 90 dias (após solicitação).

Após retirada da senha provisória, o usuário deverá alterá-la para desbloqueio através da opção “Trocar Senha” no Portal“.

Para acessar alguns sistemas corporativos há a necessidade de autorização do responsável pelo uso do serviço computacional. Neste caso, é enviado (via mail) ao responsável um aviso, sobre o pedido do usuário, de forma que este efetive a autorização necessária no sistema.

Os usuários abaixo não necessitam solicitar Usuário Unicamp:

Alunos DAC

O Usuário Unicamp do aluno é o próprio registro acadêmico (RA) e a senha é a mesma utilizada para acesso ao Sistema Acadêmico da DAC.

Alunos de Colégios Técnicos da Unicamp

O usuário Unicamp é gerado automaticamente através do registro acadêmico (RA) dos colégios técnicos após a matrícula do aluno e possuem o seguinte formato:

  • COTUCA: prefixo ‘cc’ seguido do RA, ex: ‘ cc999999 ‘.
  • COTIL: prefixo ‘cl’ seguido do RA, ex: ‘ cl999999 ‘.

Alunos da Escola de Extensão da Unicamp (EXTECAMP)

O usuário Unicamp é gerado automaticamente através do código fornecido pela EXTECAMP após a matrícula do aluno e possui o seguinte formato:

  • Prefixo ‘ex’ seguido do código do aluno, ex: ‘ ex999999 ‘.

Cancelamento de Usuário Unicamp e senha

O par de usuário (username / login) e senha (password) serão cancelados por motivo de perda de vínculo com a Universidade ou mediante solicitação aos Administradores do Sistema. Após o cancelamento, o usuário não terá mais acesso aos Sistemas e serviços computacionais da universidade que utilizam a “senha única”

Perda de Vínculo:

O par de usuário e senha será cancelado automaticamente pelo sistema quando ocorrer a perda de vínculo com a Universidade.

O cancelamento é processado semanalmente nos dias 2, 8, 14, 20 e 26 às 6 h e segue o seguinte critério:

  • Para Servidores Celetistas Aposentados: Usuário será mantido ativo caso, ao rescindirem contrato com a Unicamp, manifestem o interesse em manter sua conta de e-mail ativa;
  • Para Servidores e Docentes ESUNICAMP Aposentados: Permanecerá ativa. Usuário e Senha da Unicamp não cancela;
  •  Em caso de demissão de funcionário e docente: Uma data de expiração de usuário é definida após registro da demissão no banco de dados da DGRH;
  • Alunos Desistentes:  Uma data de expiração de usuário é definida  após registro no banco de dados do Sistema Acadêmico (DAC);
  • Usuários da Funcamp:  Uma data de expiração de usuário é definida  após registro da demissão no banco de dados da Funcamp;
  • Alunos de colégios técnico (COTUCA e COTIL) e da EXTECAMP:
    Uma data de expiração de usuário é definida após fim do prazo de permanência do aluno definido respectivamente pelos colégios técnicos e pela EXTECAMP.

O cancelamento também poderá ser solicitado pelo usuário, que deverá procurar o responsável pela entrega de senha da unidade na qual pertence. Veja onde encontrar o responsável pela entrega de senha de sua unidade na opção “Onde retirar sua senha” do Portal;

Um aviso é enviado (via mail) aos responsáveis pelo uso do serviço computacional alertando sobre o cancelamento e bloqueio de acesso aos Sistemas Corporativos.

Após cancelamento, e necessitando ainda assim de acesso, o usuário deverá procurar o órgão ou unidade na qual está vinculado para solicitar a reativação do usuário Unicamp (sujeito a aprovação conforme regras de permissões ConTIC). Veja instruções de como solicitar Usuário Unicamp e senha no tópico de ajuda “Solicitação de Usuário Unicamp e Senha”

Expiração de senha

A senha possibilita proteger o acesso aos Sistemas de Informações na Web e alguns serviços computacionais da Unicamp. A expiração é determinada por uma data limite de uso da senha cadastrada pelo usuário. Ao expirar, o sistema de autenticação bloqueia o acesso do usuário nas aplicações. Para reativa-la, basta que o usuário altere a sua senha. Regras:  A expiração ocorre para os usuários que não realizaram a troca de senha inicial antes de atingir a data limite de uso. Prazo para expiração da senha:

  • Alunos (DAC): Não ocorre expiração de senha;
  • Docentes, servidores e demais usuários: Não ocorre expiração de senha (de acordo com a Instrução Normativa 8/2018 de 24 de agosto de 2018).

Expiração de Usuário Unicamp

Um Usuário Unicamp (ou login) serve para identificar um usuário na utilização dos Sistemas de Informações na Web. A expiração é determinada por uma data limite de uso do Usuário Unicamp pelo usuário.

Regras: 

Para usuários com vínculo (Docentes, Funcionários e Alunos) o “cancelamento” ocorrerá automaticamente após a perda de vínculo com a Universidade.

O sistema envia aos usuários (via mail) um aviso alertando sobre a expiração do Username. Este aviso é enviado nos últimos 20 dias que antecedem a data da expiração.

Tipos de Troca de Senha

A senha inicial de uma conta é fornecida pelo responsável pela entrega de senha da unidade do usuário. A lista com estes responsáveis está disponível no Portal através da opção “Onde retirar a senha”. A troca de senha será necessária pelos seguintes motivos:

  • Após receber a senha inicial e trocá-la por uma senha única e pessoal para ativar o primeiro acesso aos serviços corporativos da Unicamp (e-mail “@unicamp.br”, Wi-Fi Unicamp, App Botão de Pânico, App Unicamp Serviços, VPN, G Suite, Office365, SISE, etc);
  • Para recuperar o acesso no caso de esquecer a senha;
  • Para reativá-la no caso de expirar o prazo de validade da senha.

Troca de senha por esquecimento

Para recuperar o acesso a sua conta por esquecimento de senha, há duas alternativas:

1. Utilizar a opção ‘Esqueci minha senha’ no Portal da Senha Unicamp
Caso tenha cadastrado previamente um e-mail alternativo (diferente do domínio ‘@unicamp.br’) para recuperar acesso ao seu ‘Usuário Unicamp’ por esquecimento de senha, você poderá utilizar a opção “Esqueci minha senha” do Portal da Senha Unicamp.
(Obs.: lembre-se de que é necessário ter acesso a este e-mail alternativo)

Acessando a opção acima citada, o sistema solicitará o ‘Usuário Unicamp’ que deseja recuperar acesso. Caso este ‘Usuário Unicamp’ tenha um e-mail alternativo pré-cadastrado, o sistema enviará a este e-mail uma mensagem com o assunto ‘[SiSe] Recuperação de Acesso à Conta’ e nela constarão os procedimentos necessários e um link (Endereço de Página Web) que possibilitará a definição de uma nova senha de acesso a sua conta.

Obs.: o cadastramento do e-mail alternativo é feito a partir da opção “Adicionar
informação para recuperar acesso à conta (por esquecimento de senha)” do Portal da Senha Unicamp.

2. Solicitar uma nova senha provisória ao responsável pela entrega de senha de sua unidade
Neste caso, os docentes e servidores técnico-administrativos devem procurar o responsável pela entrega de senha de sua unidade e solicitar uma senha provisória. Veja onde encontrar o responsável pela entrega de senha de sua unidade, clicando na opção “Onde retirar a senha” do Portal da Senha Unicamp.
Obs.: os discentes devem procurar a DAC (Diretoria Acadêmica)

Após obter a senha provisória, o usuário deverá realizar a troca da senha para o desbloqueio do acesso.

Para trocar a sua senha, clique na opção “Trocar Senha” do Portal da Senha Unicamp.

Recuperação de acesso

Antes de esquecer sua senha, cadastre informações de recuperação.

Para que em algum momento de esquecimento de senha você possa recuperar o acesso a sua conta, recomendamos que seja cadastrado um e-mail alternativo, pergunta e resposta de segurança ampliando a possibilidade de recuperação.

Como realizar o cadastro: 

O cadastramento do e-mail alternativo, da pergunta e da resposta de segurança podem ser feitos através da página principal do Portal na opção “Adicionar informações para recuperar acesso à conta”.