Orientações

Cancelamento de username e senha

O par de usuário (username / login) e senha (password) do usuário será cancelado por motivo de perda de vínculo com a Universidade ou mediante solicitação aos Administradores do Sistema. Após o cancelamento, o usuário não terá mais acesso aos Sistemas Corporativos disponibilizados no ambiente da Web.

Perda de Vínculo:

O par de usuário e senha será cancelado automaticamente pelo sistema quando ocorrer a perda de vínculo com a Universidade. O cancelamento é processado semanalmente nos dias 2, 8, 14, 20 e 26 as 6:00 h e segue o seguinte critério:

  • Para Funcionários Aposentados: Após 30 dias da aposentadoria;
  • Para Docentes Aposentados: Após 1 ano da aposentadoria, somente as contas de impressão corporativa serão canceladas caso não houver mudança para Professor ou Pesquisador Colaborador;
  • Em caso de demissão de funcionário e docente: Imediatamente após registro da demissão no banco de dados da DGRH;
  • Alunos Egressados: Imediatamente após registro de egresso no banco de dados do Sistema Acadêmico (DAC);
  • Usuários da Funcamp: Imediatamente após registro da demissão no banco de dados da Funcamp;
  • Alunos de colégios técnico (COTUCA e COTIL) e da EXTECAMP: Imediatamente após fim do prazo de permanência do aluno definido respectivamente pelos colégios técnicos e pela EXTECAMP.

O cancelamento também poderá ser solicitado pelo usuário, que deverá procurar o responsável pela entrega de senha da unidade na qual pertence. Veja onde encontrar o responsável pela entrega de senha de sua unidade na opção “Onde retirar ou trocar senha” do portal;

Um aviso é enviado (via mail) aos responsáveis pelo uso do serviço computacional alertando sobre o cancelamento e bloqueio de acesso aos Sistemas Corporativos.

Após cancelamento, e necessitando ainda assim de acesso, o usuário deverá procurar o órgão ou unidade na qual está vinculado para solicitar a reativação do username (sujeito a aprovação conforme regras de permissões ConTIC).

Como solicitar Usuário Unicamp e senha

Usuário Unicamp (login) e senha (password) são solicitados pelo usuário para seja possível a utilização de serviços computacionais associados à senha única.

Como e onde solicitar:

Para solicitar agora um Usuário Unicamp e uma senha escolha a opção “Criar Usuário Unicamp” na página do portal.

Após solicitação do Usuário Unicamp, uma senha provisória deverá ser retirada junto ao responsável pela entrega de senha da unidade a qual pertence o usuário. Veja onde encontrar o responsável pela entrega de senha de sua unidade na opção “Onde retirar a senha” do portal;

O Usuário Unicamp será excluído caso a senha não seja retirada em 45 dias (após solicitação);

Após retirada da senha provisória, o usuário deverá alterá-la para desbloqueio através da opção “Trocar Senha” no portal”;

Para acessar alguns sistemas corporativos há a necessidade de autorização do responsável pelo uso do serviço computacional. Neste caso, é enviado (via mail) ao responsável um aviso, sobre o pedido do usuário, de forma que este efetive a autorização necessária no sistema.

Os usuários abaixo não necessitam solicitar Usuário Unicamp:

Alunos DAC

O Usuário Unicamp do aluno é o próprio registro acadêmico (RA) e a senha é a mesma utilizada para acesso ao Sistema Acadêmico da DAC.

Alunos de Colégios Técnicos da Unicamp

O usuário Unicamp é gerado automaticamente através do registro acadêmico (RA) dos colégios técnicos após a matrícula do aluno e possuem o seguinte formato:

  • COTUCA: prefixo ‘cc’ seguido do RA, ex: ‘ cc999999 ‘.
  • COTIL: prefixo ‘cl’ seguido do RA, ex: ‘ cl999999 ‘.

Alunos da Escola de Extensão da Unicamp (EXTECAMP)

O usuário Unicamp é gerado automaticamente através do código fornecido pela EXTECAMP após a matrícula do aluno e possui o seguinte formato:

  • Prefixo ‘ex’ seguido do código do aluno, ex: ‘ ex999999 ‘.

Expiração de senha

A senha (ou password) possibilita proteger o acesso aos Sistemas de Informações na Web. A expiração é determinada por uma data limite de uso da senha cadastrada pelo usuário. Ao expirar, o sistema de autenticação bloqueia o acesso do usuário nas aplicações. Para reativa-la, basta que o usuário altere a sua senha.

Regras:

A expiração ocorre para os usuários que não realizaram a troca de senha inicial antes de atingir a data limite de uso;

Prazo para expiração da senha:

O sistema envia aos usuários (via mail) um aviso alertando sobre a expiração da senha. Este aviso é enviado nos últimos 15 dias que antecedem a data da expiração. Para verificar agora a data de expiração de sua senha “clique aqui“;

Após expiração, o usuário deverá realizar a troca da senha para reativar o acesso. É recomendado a troca da senha antes da expiração.

Expiração de username

Um username (ou login) serve para identificar um usuário na utilização dos Sistemas de Informações na Web. A expiração é determinada por uma data limite de uso do username pelo usuário.

Regras:

Para usuários com vínculo (Docentes, Funcionários e Alunos) o “cancelamento” ocorrerá automaticamente após a perda de vínculo com a Universidade.

O sistema envia aos usuários (via mail) um aviso alertando sobre a expiração do Username. Este aviso é enviado nos últimos 60 dias que antecedem a data da expiração. Para verificar agora a data de cancelamento de seu Username “clique aqui“;

Procedimento para troca de senha

A senha inicial de uma conta é fornecida pelo responsável pela entrega de senha da unidade do usuário. A lista com estes responsáveis está disponível no portal através da opção “Onde retirar a senha”
Troca de senha por esquecimento ou por expiração

  • No caso de troca de senha por esquecimento, isto é, quando o usuário não lembra mais sua antiga senha, deve-se procurar o responsável pela troca de senha da unidade do usuário.
    Ao entrar pela primeira vez na conta, obrigatoriamente, deve-se trocar a senha. A senha não trocada dentro do prazo determinado, perderá a validade, e o usuário deverá solicitar uma alteração de senha ao responsável pela entrega de senha de sua unidade.

A lista com estes responsáveis está disponível no endereço: Onde retirar a senha
Nos demais casos, o próprio usuário poderá trocar sua senha. Os procedimentos para esta troca são diferentes para as máquinas, e estão descritos a seguir.

Troca de senha para os serviços corporativos da Unicamp

  • Troca de senha para os serviços corporativos (e-mail de domínio ‘@unicamp.br’, rede sem fio, VPN, Unicamp Serviços, SISE, impressão, WebDocs, etc), acessar o endereço: Trocar senha

Troca de senha por esquecimento

No caso de esquecimento, há duas alternativas para recuperar o acesso à conta:
(1) através um e-mail alternativo e uma pergunta de segurança que permitirão que você cadastre uma nova senha. Obs: O e-mail alternativo e a pergunta de segurança devem ser cadastradas antes de esquecer a senha.
(2) solicitar uma nova senha provisória ao responsável pela entrega de senha de sua unidade;

Alternativas:

1 – Instruções para você mesmo obter nova senha:

Para trocar sua senha sem a necessidade de se locomover até o responsável pela entrega de senha de sua unidade, o sistema poderá enviar ao seu e-mail um endereço de página web para que seja cadastrada uma nova senha. Para isto, é necessário o cadastramento de um e-mail alternativo.

Para maior segurança, recomendamos que além do e-mail alternativo, também seja cadastrada uma pergunta e resposta de segurança ampliando desta forma a possibilidade de recuperação.

O cadastramento do e-mail alternativo, da pergunta e da resposta de segurança podem ser feitos através da página principal do portal na opção “Adicionar informações para recuperar acesso à conta”.

A solicitação do endereço da página web para recuperação de acesso à conta poderá ser acessada através da página de login do sistema, na opção “Recuperar acesso à conta (e-mail alternativo/pergunta e resposta).

2 – Instruções para obter nova senha em sua unidade:

Para a troca de senha por esquecimento, procure o responsável pela entrega de senha de sua unidade e solicite uma nova senha provisória. Veja onde encontrar o responsável pela entrega de senha de sua unidade, clicando na opção “Onde retirar a senha” do portal.

Após obter a senha provisória, o usuário deverá realizar a troca da senha para o desbloqueio do acesso;

Para trocar a sua senha, clique na opção “Trocar senha” do portal.

Antes de esquecer sua senha, cadastre informações de recuperação

Recuperação de acesso

Para que em algum momento de esquecimento de senha, você possa recuperar acesso a sua conta, recomendamos que seja cadastrado um e-mail alternativo, pergunta e resposta de segurança ampliando desta forma a possibilidade de recuperação.

Como realizar o cadastro:

O cadastramento do e-mail alternativo, da pergunta e da resposta de segurança podem ser feitos através da página principal do portal na opção “Adicionar informações para recuperar acesso à conta”.