Cancelamento de username e senha
Perda de Vínculo:
O par de usuário e senha será cancelado automaticamente pelo sistema quando ocorrer a perda de vínculo com a Universidade. O cancelamento é processado semanalmente nos dias 2, 8, 14, 20 e 26 as 6:00 h e segue o seguinte critério:
- Para Funcionários Aposentados: Após 30 dias da aposentadoria;
- Para Docentes Aposentados: Após 1 ano da aposentadoria, somente as contas de impressão corporativa serão canceladas caso não houver mudança para Professor ou Pesquisador Colaborador;
- Em caso de demissão de funcionário e docente: Imediatamente após registro da demissão no banco de dados da DGRH;
- Alunos Egressados: Imediatamente após registro de egresso no banco de dados do Sistema Acadêmico (DAC);
- Usuários da Funcamp: Imediatamente após registro da demissão no banco de dados da Funcamp;
- Alunos de colégios técnico (COTUCA e COTIL) e da EXTECAMP: Imediatamente após fim do prazo de permanência do aluno definido respectivamente pelos colégios técnicos e pela EXTECAMP.
O cancelamento também poderá ser solicitado pelo usuário, que deverá procurar o responsável pela entrega de senha da unidade na qual pertence. Veja onde encontrar o responsável pela entrega de senha de sua unidade na opção “Onde retirar ou trocar senha” do portal;
Um aviso é enviado (via mail) aos responsáveis pelo uso do serviço computacional alertando sobre o cancelamento e bloqueio de acesso aos Sistemas Corporativos.
Após cancelamento, e necessitando ainda assim de acesso, o usuário deverá procurar o órgão ou unidade na qual está vinculado para solicitar a reativação do username (sujeito a aprovação conforme regras de permissões ConTIC).
Como solicitar Usuário Unicamp e senha
Usuário Unicamp (login) e senha (password) são solicitados pelo usuário para seja possível a utilização de serviços computacionais associados à senha única.
Como e onde solicitar:
Para solicitar agora um Usuário Unicamp e uma senha escolha a opção “Criar Usuário Unicamp” na página do portal.
Após solicitação do Usuário Unicamp, uma senha provisória deverá ser retirada junto ao responsável pela entrega de senha da unidade a qual pertence o usuário. Veja onde encontrar o responsável pela entrega de senha de sua unidade na opção “Onde retirar a senha” do portal;
O Usuário Unicamp será excluído caso a senha não seja retirada em 45 dias (após solicitação);
Após retirada da senha provisória, o usuário deverá alterá-la para desbloqueio através da opção “Trocar Senha” no portal”;
Para acessar alguns sistemas corporativos há a necessidade de autorização do responsável pelo uso do serviço computacional. Neste caso, é enviado (via mail) ao responsável um aviso, sobre o pedido do usuário, de forma que este efetive a autorização necessária no sistema.
Os usuários abaixo não necessitam solicitar Usuário Unicamp:
Alunos DAC
O Usuário Unicamp do aluno é o próprio registro acadêmico (RA) e a senha é a mesma utilizada para acesso ao Sistema Acadêmico da DAC.
Alunos de Colégios Técnicos da Unicamp
O usuário Unicamp é gerado automaticamente através do registro acadêmico (RA) dos colégios técnicos após a matrícula do aluno e possuem o seguinte formato:
- COTUCA: prefixo ‘cc’ seguido do RA, ex: ‘ cc999999 ‘.
- COTIL: prefixo ‘cl’ seguido do RA, ex: ‘ cl999999 ‘.
Alunos da Escola de Extensão da Unicamp (EXTECAMP)
O usuário Unicamp é gerado automaticamente através do código fornecido pela EXTECAMP após a matrícula do aluno e possui o seguinte formato:
- Prefixo ‘ex’ seguido do código do aluno, ex: ‘ ex999999 ‘.
Expiração de senha
A senha (ou password) possibilita proteger o acesso aos Sistemas de Informações na Web. A expiração é determinada por uma data limite de uso da senha cadastrada pelo usuário. Ao expirar, o sistema de autenticação bloqueia o acesso do usuário nas aplicações. Para reativa-la, basta que o usuário altere a sua senha.
Regras:
A expiração ocorre para os usuários que não realizaram a troca de senha inicial antes de atingir a data limite de uso;
Prazo para expiração da senha:
- Alunos (DAC): Não ocorre expiração de senha;
- Docentes, servidores e demais usuários: A expiração da senha ocorre após 3 anos decorridos da última troca de senha (De acordo com a Decisão ConTIC D-17/2016 de 21 de dezembro de 2016).
O sistema envia aos usuários (via mail) um aviso alertando sobre a expiração da senha. Este aviso é enviado nos últimos 15 dias que antecedem a data da expiração. Para verificar agora a data de expiração de sua senha “clique aqui“;
Após expiração, o usuário deverá realizar a troca da senha para reativar o acesso. É recomendado a troca da senha antes da expiração.
Expiração de username
Um username (ou login) serve para identificar um usuário na utilização dos Sistemas de Informações na Web. A expiração é determinada por uma data limite de uso do username pelo usuário.
Regras:
Para usuários com vínculo (Docentes, Funcionários e Alunos) o “cancelamento” ocorrerá automaticamente após a perda de vínculo com a Universidade.
O sistema envia aos usuários (via mail) um aviso alertando sobre a expiração do Username. Este aviso é enviado nos últimos 60 dias que antecedem a data da expiração. Para verificar agora a data de cancelamento de seu Username “clique aqui“;
Procedimento para troca de senha
A senha inicial de uma conta é fornecida pelo responsável pela entrega de senha da unidade do usuário. A lista com estes responsáveis está disponível no portal através da opção “Onde retirar a senha”
Troca de senha por esquecimento ou por expiração
- No caso de troca de senha por esquecimento, isto é, quando o usuário não lembra mais sua antiga senha, deve-se procurar o responsável pela troca de senha da unidade do usuário.
Ao entrar pela primeira vez na conta, obrigatoriamente, deve-se trocar a senha. A senha não trocada dentro do prazo determinado, perderá a validade, e o usuário deverá solicitar uma alteração de senha ao responsável pela entrega de senha de sua unidade.
A lista com estes responsáveis está disponível no endereço: Onde retirar a senha
Nos demais casos, o próprio usuário poderá trocar sua senha. Os procedimentos para esta troca são diferentes para as máquinas, e estão descritos a seguir.
Troca de senha para os serviços corporativos da Unicamp
- Troca de senha para os serviços corporativos (e-mail de domínio ‘@unicamp.br’, rede sem fio, VPN, Unicamp Serviços, SISE, impressão, WebDocs, etc), acessar o endereço: Trocar senha
Troca de senha por esquecimento
No caso de esquecimento, há duas alternativas para recuperar o acesso à conta:
(1) através um e-mail alternativo e uma pergunta de segurança que permitirão que você cadastre uma nova senha. Obs: O e-mail alternativo e a pergunta de segurança devem ser cadastradas antes de esquecer a senha.
(2) solicitar uma nova senha provisória ao responsável pela entrega de senha de sua unidade;
Alternativas:
1 – Instruções para você mesmo obter nova senha:
Para trocar sua senha sem a necessidade de se locomover até o responsável pela entrega de senha de sua unidade, o sistema poderá enviar ao seu e-mail um endereço de página web para que seja cadastrada uma nova senha. Para isto, é necessário o cadastramento de um e-mail alternativo.
Para maior segurança, recomendamos que além do e-mail alternativo, também seja cadastrada uma pergunta e resposta de segurança ampliando desta forma a possibilidade de recuperação.
O cadastramento do e-mail alternativo, da pergunta e da resposta de segurança podem ser feitos através da página principal do portal na opção “Adicionar informações para recuperar acesso à conta”.
A solicitação do endereço da página web para recuperação de acesso à conta poderá ser acessada através da página de login do sistema, na opção “Recuperar acesso à conta (e-mail alternativo/pergunta e resposta).
2 – Instruções para obter nova senha em sua unidade:
Para a troca de senha por esquecimento, procure o responsável pela entrega de senha de sua unidade e solicite uma nova senha provisória. Veja onde encontrar o responsável pela entrega de senha de sua unidade, clicando na opção “Onde retirar a senha” do portal.
Após obter a senha provisória, o usuário deverá realizar a troca da senha para o desbloqueio do acesso;
Para trocar a sua senha, clique na opção “Trocar senha” do portal.
Antes de esquecer sua senha, cadastre informações de recuperação
Recuperação de acesso
Como realizar o cadastro: