DESCRIÇÃO
Realizar cópia backup dos dados de máquinas das unidades/órgãos da Unicamp, hospedadas ou não no datacenter da DETIC.
Parâmetros padrão de armazenamento e retenção
- Primeiro backup será completo;
- Backup incremental diário;
- Backup completo a cada 2 meses;
- Retenção dos dados de 90 dias;
- Horário de execução do backup será acordado com o solicitante.
COMO SOLICITAR
Cópia total ou parcial dos dados de uma máquina corporativa.
Antes de solicitar o serviço, leia os termos e concordar antes de prosseguir.
SERVIÇO DISPONÍVEL PARA
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
PRÉ-REQUISITOS
- Ser o usuário responsável pela máquina cliente ou trabalhar em sua equipe e ter sua anuência.
- Que as máquinas clientes sejam de uso corporativo e institucional da Universidade e que estejam instaladas dentro da rede da Unicamp;
- As unidades e órgãos deverão fornecer cartuchos em quantidade suficiente para gravação e retenção de seus dados.
RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO
- Estar coerente com a Instrução Normativa ConTIC-IN-01/2019;
- Formalizar o pedido de cópia backup através do Portal Catálogo de Serviços da DETIC;
- Instalar o agente de cópia backup na máquina client e liberar firewall necessário, sob orientação da área de Operação da DETIC;
- Informar detalhadamente o que deverá ser copiado (filesystems, diretórios, arquivos, ..);
- Acompanhar o resultado da execução da cópia backup;
- Auditar o dados copiados e comunicar a área de Operação da DETIC em caso de divergência;
- Comunicar a área de Operação da DETIC para apreciação, caso haja aumento significativo do volume de dados a ser copiado com relação ao volume inicial.
TEMPO PARA O PRIMEIRO ATENDIMENTO
Até 4 horas ( dentro do horário de expediente, a partir da abertura da solicitação)
TEMPO DE RESOLUÇÃO
Até 2 dias úteis, a partir do momento em que o usuário liberar seu ambiente funcionando, com o agente de cópia backup instalado e firewall da máquina liberado.
DISPONIBILIDADE DO SERVIÇO
99,80% (estimativa)
MATERIAL DE APOIO
- Fórum Bacula
- Orientações e boas práticas para o serviço de backup
- Orientações para adesão à ata de registro de preço
- Procedimentos do serviço de backup Instrução Normativa CITIC nº05 de 10/12/2021
- Site oficial do Bacula
PERGUNTAS FREQUENTES
nada consta