DESCRIÇÃO
Serviços relativos aos ramais e linhas telefônicas da Unicamp.
COMO SOLICITAR
- Instalação de novo ramal telefônico – Ramais: analógicos, digitais, VoIP.
- Reparo – Ramais analógicos, digitais, VoIP, WLAN Obs.: Não se aplica a problemas na rede interna das Unidades ou aparelhos analógicos, sem fio ou aparelhos de fax.
- Alteração da categoria do ramal – define permissão do ramal ligar para número local, celular e interurbano
- Alteração do local de instalação do ramal telefônico – mudança para outra sala, outro prédio, etc.
- Alteração de parâmetros de configuração dos ramais telefônicos – alterações de nome no display do ramal, grupo de captura, grupo de busca, reset de senha, entre outros.
- Reparo de linha telefônica ou telefone público – linhas telefônicas corporativas e de telefones públicos.
- Sistema de lista de Ramais da Unicamp
SERVIÇO DISPONÍVEL PARA
Gestores responsáveis pelos Órgãos Administrativos, Unidades ou Departamentos.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
PRÉ-REQUISITOS
- Instalação:
- A infraestrutura interna é de responsabilidade da Unidade e deverá estar disponível para a instalação do novo ramal.
- Reparo:
- Verificações do aparelho (no caso de ramal analógico) e da Infraestrutura interna (cabeamento, tomada) são de responsabilidade da Unidade.
- Alteração de Categoria:
- Ramal instalado e em funcionamento.
- Alteração de Local:
- A infraestrutura interna, de responsabilidade da Unidade, tem que estar disponível.
- Alteração de Configuração:
- Informar as mudanças solicitadas (ramais, grupos, etc).
- Reparo de Linha Telefônica ou Telefone Público:
- Informar número e localização da linha telefônica ou telefone público.
Para solicitar qualquer dos serviços acima, o usuário deve estar de acordo com a Instrução Normativa DEA N° 001/2020, que define conceitos e estabelece normas sobre a utilização de serviços de telefonia da Universidade Estadual de Campinas, em especial o artigo 2 que trata da solicitação, custeio e utilização dos ramais telefônicos da Unicamp.
RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO
- Instalação:
- Preparar o cabeamento interno da unidade do DG (Distribuidor Geral) até o local de instalação do ramal;
- Para a instalação de ramal analógico a unidade deverá fornecer o aparelho.
- Reparo:
- Informar a descrição detalhada do defeito e ramal/telefone/e-mail para contato.
- Alteração de Categoria:
- Indicar a nova categoria desejada conforme a Lista de categorias.
- Alteração de Categoria:
- Preparar o cabeamento interno da unidade do DG (Distribuidor Geral) até o local de instalação do ramal, incluindo a tomada telefônica.
- Reparo de linha telefônica ou telefone público:
- Verificar cabeamento telefônico interno da Unidade/Departamento no caso de linhas telefônicas.
A DETIC não fornece o aparelho telefônico, este deverá ser adquirido pela unidade, de acordo com as seguintes especificações:
- aparelho sem fio: pode ser usado qualquer aparelho desde que o tempo da tecla flash seja compatível com o tempo das centrais, que é de 250 milissegundos.
- aparelho fixo: pode ser usado qualquer aparelho desde que o tempo da tecla flash seja compatível com o tempo das centrais, que é de 250 milissegundos. Como exemplos de aparelhos compatíveis citamos o modelo Premium da Intelbrás e o Euroset 3005 da Siemens;
TEMPO PARA O PRIMEIRO ATENDIMENTO
Até 2 dias úteis
TEMPO DE RESOLUÇÃO
- Instalação:
- 6 dias úteis.
- Reparo:
- 4 dias úteis.
- Alteração de Categoria:
- 4 dias úteis.
- Alteração de Local:
- 6 dias úteis.
- Alteração de Configuração:
- 5 dias úteis.
- Reparo de Linha Telefônica ou Telefone Público:
- Tempo de resolução é variável dependendo de cada operadora responsável pelo serviço.
DISPONIBILIDADE DO SERVIÇO
Nada Consta
MATERIAL DE APOIO
- Utilizar o serviço de telefonia
- Guia básico de infraestrutura para redes voz e dados
- Lista de categorias de ramais
- Manual de Facilidades de Ramal Telefônico Alcatel
- Manual de Facilidades de Ramal Telefônico Alcatel Voip
- Normas para uso dos recursos de TIC (Instrução Normativa ConTIC-IN-01/2019)
- Regras de acesso à serviços corporativos (Instrução Normativa ConTIC-IN-03/2020)
- Normas dos serviços de telefonia da Unicamp (Instrução Normativa DEA N° 001/2020)
- Guia de procedimento e utilização do serviço SMP Corporativo
PERGUNTAS FREQUENTES
Nada consta