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DESCRIÇÃO

O serviço da Google consiste de um pacote de ferramentas gratuitas para a colaboração em sala de aula, como vídeos, correio eletrônico, listas de discussão, agenda, editores de texto, planilhas, entre outros. 

COMO SOLICITAR

Dúvidas relacionadas às ferramentas do Google Workspace.

Importante: para se autenticar no serviço deve-se utilizar a senha única da universidade do Sistema de Senha Única e Permissões (SiSe). Ao utilizar o serviço o usuário declara estar de acordo com a resolução que estabelece as normas e procedimentos de uso, Instrução Normativa ConTIC-IN-01/2019.

SERVIÇO DISPONÍVEL PARA

O G Suite está disponível para toda comunidade universitária com um usuário Unicamp ativo.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.

PRÉ-REQUISITOS

Professores e funcionários deverão ter um usuário Unicamp ativo. 
Alunos deverão ter um usuário Unicamp ativo no domínio “@dac.unicamp.br”.
As senhas não podem estar expiradas.

RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO

Estar coerente com as informações de privacidade e segurança.

Tempo para o primeiro atendimento

Até 4 horas após o cadastro do usuário Unicamp.

TEMPO DE RESOLUÇÃO

Nada Consta

DISPONIBILIDADE DO SERVIÇO

Nada Consta

MATERIAL DE APOIO

PERGUNTAS FREQUENTES

Dúvidas Gerais

Como faço para utilizar as ferramentas da Microsoft?

A suíte Office 365 é oferecida para todos os alunos, funcionários e professores e disponibiliza alguns benefícios exclusivos, como o uso da ferramentas Office Online, armazenamento de 1 TB no OneDrive, SharePoint, e-mail, calendário integrado e gestão institucional dos e-mails.

Para utilizar as ferramentas colaborativas do Office 365, acesse https://office365.unicamp.br e utilize seu usuário Unicamp, conforme os padrões abaixo:

Aluno de graduação/pós-graduação
letra inicial do primeiro nome seguida do RA.
Ex: j999999@m.unicamp.br
Aluno da Extecamp
prefixo “ex” seguido do código fornecido pela Extecamp.
Ex: ex999999@m.unicamp.br
Aluno do COTIL
prefixo “cl” seguido do RA.
Ex: cl999999@m.unicamp.br
Aluno do COTUCA
prefixo “cc” seguido do RA.
Ex: cc999999@m.unicamp.br
Professor ou Funcionário
usuário Unicamp.
Ex: jsilva@m.unicamp.br
ATENÇÃO: o pacote Office (Word, Excel, PowerPoint, Outlook, etc.) não está disponível para instalação em computadores ou dispositivos móveis. Essas ferramentas estão disponíveis somente online, para uso no navegador web.

Professores e Funcionários da Unicamp que ainda não possuem o usuário Unicamp podem solicitá-lo através do Sistema de Senha Única e Permissões.

ALUNO: o RA que você recebeu no ato de sua matrícula é seu usuário Unicamp, utilize-o para autenticar-se no serviço.

Como faço para acessar minha conta do Google?

O pacote de ferramentas gratuitas G Suite é oferecido para todos os Alunos, Professores e Funcionários e disponibiliza alguns benefícios exclusivos, como o uso da ferramenta Google Sala de Aula, armazenamento ilimitado no Google Drive e e-mail, calendário Google integrado com suas contas e gestão institucional dos e-mails.

Para utilizar as ferramentas colaborativas da Google, acesse https://email.unicamp.br e utilize seu usuário Unicamp, conforme os padrões abaixo:

Aluno de graduação/pós-graduação
letra inicial do primeiro nome seguida do RA.
Ex: j999999@unicamp.br
Aluno da Extecamp
prefixo “ex” seguido do código fornecido pela Extecamp.
Ex: ex999999@unicamp.br
Aluno do COTIL
prefixo “cl” seguido do RA.
Ex: cl999999@unicamp.br
Aluno do COTUCA
prefixo “cc” seguido do RA.
Ex: cc999999@unicamp.br
Professor ou Funcionário
usuário Unicamp.
Ex: jsilva@unicamp.br

Professores e Funcionários da Unicamp que ainda não possuem o usuário Unicamp podem solicitá-lo através do Sistema de Senha Única e Permissões.

ALUNO: o RA que você recebeu no ato de sua matrícula é seu usuário Unicamp, utilize-o para autenticar-se no serviço.

Qual o procedimento para a troca de senha?

O procedimento é o mesmo da troca de senha no sistema SiSe, acesse AQUI e siga os passos necessários.

Esqueci a minha senha, como faço para recuperá-la?

O procedimento para recuperação é o mesmo no sistema SiSe, acesse AQUI e siga os passos necessários.
Caso o professor ou funcionário não tenha cadastrado um e-mail alternativo ou uma pergunta/resposta no sistema, favor procurar o entregador de senha da unidade.
Alunos devem procurar a DAC.

Qual a minha cota de espaço para utilização?

O espaço para utilização dos serviços é ilimitado, não havendo qualquer tipo de restrição.
OBS: Caso instale o Google Drive no Windows ou Mac e utilize como um diretório sincronizado do seu computador, a quota para o Google Drive estará limitada ao espaço livre do disco local do computador.

Posso utilizar meus leitores de e-mails, Thunderbird, Outlook e etc?

O Google trata os leitores de email convencionais como não confiáveis e não terão suporte para o e-mail do G Suite.
O acesso homologado pelo Google deve ser feito somente via web através do site https://mail.google.com/a/unicamp.br ou via aplicativo próprio do Google para os Smartphones.
OBS: Apenas o software Thunderbird a partir da versão 38 funcionou com o Google Workspace.

Qual meu endereço de e-mail no Google Workspace?

A conta que será utilizada no Google Workspace para professores e funcionários será o ID do SiSe seguido do domínio @g.unicamp.br.
Ex: usuario@g.unicamp.br

Para alunos o endereço de e-mail será a primeira letra do nome, seguido do RA e domínio @g.unicamp.br.
Ex: x123456@g.unicamp.br

Posso receber todos meus e-mail no Google Workspace?

Professores e Funcionários que possuam conta de e-mail no domínio @unicamp.br podem fazer o redirecionamento das mensagens no webmail Horde.
OBS: Usuários que possuam conta de e-mail com o domínio de uma unidade, devem procurar os administradores de rede da unidade para verificar a possibilidade.
Alunos devem seguir o tutorial disponibilizado pela DAC. No endereço do redirecionamento deve ser colocado o e-mail do G Suite x123456@g.unicamp.br.

Posso migrar minhas mensagens que estão nos servidores atuais da Unicamp para o Google Workspace?

Para usuários do domínio @dac.unicamp.br e @unicamp.br é possível, clique AQUI para seguir o tutorial de como fazer a migração.
OBS 1: Usuários que possuam conta de e-mail com o domínio de uma unidade, devem procurar os administradores de rede da unidade para verificar a possibilidade.
OBS 2: Para migração utilizar somente o protocolo POP3, o protocolo IMAP retorna erro caso tente utilizar.

Posso enviar e-mails a partir do Google com minha conta do domínio unicamp.br

SIM, clique AQUI para seguir o tutorial de como fazer a configuração correta.
OBS: Usuários que possuam conta de e-mail com o domínio de uma unidade, devem procurar os administradores de rede da unidade para verificar a possibilidade.

Posso enviar e-mails a partir do Google com minha conta do domínio dac.unicamp.br

SIM, clique AQUI para seguir o tutorial de como fazer a configuração correta.

Perdi mensagens ou arquivos que estavam hospedados no Google, consigo recuperá-los?

O Google tem um sistema de backup apenas para o serviço de e-mail. Para os demais serviços (Drive, Calendário, Contatos, etc) não será possível a recuperação dos dados perdidos.
Para esses serviços o Google trata a lixeira como backup, então caso apague qualquer item é possível recuperar através da lixeira do sistema. Após a limpeza da lixeira não será mais possível recuperar o item.

Consigo convidar alunos de contas externas para assistir aulas no Google Classroom?

Somente contas G Suite de domínios previamente cadastrados como domínio confiáveis poderão ser convidadas.

Posso usar minha conta particular do Google para acessar os serviços do Google Workspace?

Contas particulares do Gmail NÃO poderão ser usadas para ter acesso aos serviços disponibilizados para o domínio ‘@g.unicamp.br’.

Quando minha conta começa a funcionar no Google Workspace?

Professores e funcionários deverão ter uma conta ativa no SiSe, contas com senhas expiradas não terão acesso.
Alunos deverão ter uma conta de e-mail ativa no domínio ‘@dac.unicamp.br’ para terem acesso ao Google Workspace.

Como alterar meu nome e sobrenome na visualização do Google Workspace?

Acesse o menu de aplicativos (Desenho de quadrados localizado no canto superior direito da pagina do Google), neste menu, clique no aplicativo do Google +. Ao entrar no aplicativo do Google +, se for o primeiro acesso, ele irá solicitar que você preencha as informações de Nome, Sobrenome, Sexo e Data de Nascimento, ao confirmar essas informações o seu perfil será atualizado. Caso você já tenha configurado o aplicativo do Google +, basta entrar no aplicativo, clicar no botão que está no canto superior esquerdo da tela INÍCIO, e selecionar a opção PERFIL, depois basta clicar em cima do seu nome para alterar as inforamções.

Caso queira alterar apenas o nome que será exibido no envio de e-mails, o usuário deve acessar o Gmail, clicar na engrenagem no canto superior direito e selecionar a opção Configurações. Nas configurações selecione a opção Contas e importação, no ítem Enivar e-mail como: terá o seu endereço do domínio g.unicamp.br e a opção Editar Informações, ao acessar esse link é possível digitar um novo nome que irá ser mostrado ao enviar e-mails.

Ferramentas

Quais licenças do Google Workspace são utilizadas pela Unicamp atualmente?

A Unicamp disponibiliza as licenças Google Workspace de forma gratuita para todos os alunos e funcionários.

As licenças Education Plus são disponibilizadas para todos os docentes, docentes aposentados voluntários, alunos PED e para alguns usuários administrativos que fazem uso de recursos de gravação.

As licenças possuem validade até 15/11/2023.

Por que foram adquiridas as licenças Education Plus?

nicialmente, a Universidade tinha somente licenças gratuitas com armazenamento ilimitado. Com a pandemia da COVID-19 tivemos um aumento significativo no uso da ferramenta Meet pelos docentes e também a necessidade de salas virtuais para até 250 participantes. Diante desses 2 requisitos foi necessário adquirir licenças do tipo Education Plus.

Como posso solicitar as licenças Education Plus?

As licenças Google for Education Plus, podem ser solicitadas através do e-mail : sauccuec@unicamp.br.

Os pedidos deverão ter como remetente os ATUs das Unidades ou os ATs dos órgãos administrativos ou os coordenadores de curso para uso dos alunos PED.

Tais licenças contém as seguintes funcionalidades:

  • Reuniões com mais de 100 participantes ativos (até 250);
  • Gravação de reunião e manipulação dos arquivos resultantes (download, movimentação para outras pastas, dentre outros);
  • Transmissão ao vivo (streaming) para milhares de participantes passivos (do domínio @unicamp.br).

Os pedidos de licenças devem conter os seguintes dados:

  • Unidade  ou  órgão,  matrícula,  e-mail  institucional (@unicamp.br) e nome completo do solicitante;
  • Relação de contas @unicamp.br da sua Unidade ou Órgão que necessitam das características especiais, e quais são elas;
  • Justificativa.

A Universidade possui um número restrito de licenças. Dessa forma, os pedidos serão atendidos enquanto tivermos licenças disponíveis.

Sou administrador de TIC da minha Unidade. Devo me preocupar com os serviços que tenho hoje na plataforma do Google?

Não. As licenças foram renovadas até 15/11/2023.

O que vai mudar para a Universidade com as novas políticas do Google?

A mudança trata da política de armazenamento de dados que não será mais ilimitada.    Os    usuários    do    domínio    @unicamp.br    e    dos    subdomínios  @unidade.unicamp.br, @dac.unicamp.br e @g.unicamp.br irão compartilhar uma quantidade limitada de espaço em disco que será definida por políticas internas de uso de recurso computacional.

Como funcionará a nova forma de armazenamento?

A Universidade terá um pool de espaço em disco e deverá elaborar políticas de uso para seus usuários.

Qual a data limite para adequação do armazenamento de dados?

A partir de 1º de junho de 2022, o Google implantará uma nova política de armazenamento de dados; entretanto, para a UNICAMP considerando a contratação em andamento, a data limite será 31/12/2023.

Na minha unidade tenho usuários com licenças gratuitas e Education Plus. Como ficará a distribuição do armazenamento dos dados em relação às licenças?

A gestão do pool de armazenamento será realizada pela Unicamp. A CITIC deverá definir políticas de utilização de espaço em disco para os diferentes grupos de usuários. Esclarecemos que as licenças Education e Education Plus irão compartilhar o mesmo pool de armazenamento de dados.

Como será realizada a gestão do armazenamento?

O Google disponibilizará, no console de administração, uma ferramenta para que a Unicamp possa fazer a gestão dos dados. Atualmente essa ferramenta não está disponível para uso.

Devo alertar a direção da minha Unidade sobre a possibilidade de retorno da infraestrutura para a Unicamp?

Nesse momento essa ação não é necessária. A DETIC, preocupada com a governança de TIC da Universidade, abrirá uma discussão para definir quais serão as estratégias de uso de soluções de nuvem externa para os próximos anos.

Os usuários com contas “@unicamp.br” deixarão de ter acesso à plataforma do Google?

Não. Os usuários permanecerão com seus acessos e com todas as ferramentas colaborativas disponíveis. A mudança é no armazenamento de dados que não mais será ilimitado.

A Unicamp estará limitada aos 100 TB de espaço em disco, que é disponibilizado por domínio de acordo com a nova política do Google?

Não. A Unicamp, por ser uma grande instituição de ensino, terá um volume de armazenamento maior que as outras universidades.

 

Qual a quantidade de espaço em disco utilizado atualmente pela Universidade?

Atualmente a Unicamp faz uso de aproximadamente 1.6 PB.

Já se tem uma estimativa da quantidade de espaço em disco que a Universidade terá disponível com as novas políticas de uso?

Sim. A Unicamp terá aproximadamente 1.3 PB. Por esse motivo, temos a necessidade de estabelecer políticas para distribuição do pool de armazenamento. Esse assunto será tratado pela DETIC.

Políticas de Privacidade

Qual foi a motivação para a parceria Unicamp / Google Workspace?

É sabido que os usuários da Unicamp (docentes, alunos e funcionários) muitas vezes utilizam de recursos externos aos domínios da Universidade para seus trabalhos acadêmicos e institucionais. Por exemplo, é muito comum um professor compartilhar um diretório em Dropbox com seu orientado. Outro exemplo bem comum é de usuário de e-mail institucional redirecionar sua caixa de entrada para um serviço externo, como gmail, yahoo, uol ou outro. Estes exemplos formam uma realidade muito difícil de mudar e de identificar.
De fato, não existe um acordo feito entre a Unicamp e a Google. Existe sim a disponibilização pela empresa de um aplicativo para apoio ao ensino, chamado de “Google Classroom” (Google Sala de Aula). Este aplicativo está disponível para todas escolas que aderiram ao pacote de ferramentas da Google chamado “G Suite”. Qualquer escola pode aderir a este pacote. Os termos de adesão estão a disponíveis a partir do endereço Google for Education Esta adesão é sem custos para escolas públicas ou sem fins lucrativos. No processo de adesão é necessário registrar o domínio da escola na Google. O registro do domínio só pode ser feito pelo seu responsável, pois é necessário comprovar esta responsabilidade. O que a CITIC – Unicamp (Coordenadoria Integrada de Tecnologia da Informação e Comunicação) fez, com a autorização do ConTIC-Unicamp (Conselho de Tecnologia da Informação e Comunicação), foi registrar o domínio “g.unicamp.br” e neste domínio cadastrar todos nossos docentes, todos nossos alunos e todos nossos funcionários. Isto permite que qualquer docente, alunos e funcionários da Unicamp, independente de sua unidade, possam ter acesso e usar as ferramentas disponíveis no pacote, incluindo o aplicativo “Google Classroom”.

Quais os termos do acordo feito entre Unicamp e Google?

Os termos de adesão ao “G Suite” estão disponíveis no seguinte link: Termos G Suite.
Qualquer escola que pretende dispor destes recursos pode cadastrar seu domínio a partir deste mesmo endereço. Foi isto que a CITIC – Unicamp fez.
Observe que estes termos são muito genéricos e incluem condições de pagamento para aquelas escolas particulares com fins lucrativos. Para a Unicamp estas condições não se aplicam.

Qual foi o processo de escolha da parceria com o Google?

A escolha da Google seguiu o princípio de estabelecer mais um recurso de apoio ao ensino. No caso, o aplicativo “Classroom”. A nossa diversidade de áreas de ensino e os diferentes níveis de conhecimento de tecnologia sugerem que devemos colocar a disposição do nosso corpo docente o maior número possível de recursos tecnológicos de apoio às aulas. Cabe ao docente, ou a grupo de docentes, escolher o recurso que lhe for mais adequado. Não impomos o uso de nenhum recurso! Atualmente, o docente pode escolher entre o “Teleduc”, o “Moodle”, e o “Classroom”.

Qual a política de proteção de dados dos usuários neste acordo?

Observe que a motivação principal pela adesão da Unicamp ao “G Suite” é a disponibilização do “Classroom”. Neste sentido, acreditamos que no domínio “g.unicamp.br” o seu principal conteúdo, de aulas, seja público, sem preocupações com eventual vigilantelismo.
Já o uso de outras ferramentas inerentes ao pacote, como Gmail, Agenda, Vídeos, etc., assim como o uso de todos recursos disponíveis no domínio “unicamp.br”, é regulamentado pela Instrução Normativa ConTIC-IN-01/2019. Neste contexto, destacamos nesta resolução, o capítulo I – Das Normas de Uso e Segurança dos Recursos Computacionais e o Capítulo V – Da Privacidade de Comunicação Eletrônica e Arquivos de Computadores.
Além deste regulamento interno, a própria Google oferece e expõe no link Google Privacidade a sua política de privacidade. Ao fazer uso das ferramentas disponíveis no “G Suite”, assumimos que o usuário tem ciência de suas responsabilidades como usuário da Unicamp e que está de acordo com a política de privacidade da Google.
De qualquer forma, o uso ou não deste recurso é mais uma opção do usuário. Repetindo, não impomos o seu uso a ninguém. Garantimos a manutenção da existência de todos os recursos institucionais hospedados em nossos sistemas como, por exemplo, todas as nossas contas de email.

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