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DESCRIÇÃO

O serviço de listas eletrônicas de discussão e divulgação de assuntos institucionais está disponível para toda comunidade da Unicamp e permite o envio e recebimento de mensagens para mais de um destinatário.

O serviço principal que suporta essas funções é o Google Groups, tendo como alternativa o Mailman para listas que exigem envio de mensagens para endereços de e-mail externos à Unicamp.

COMO SOLICITAR

Google Groups

  • No Google Groups todo funcionário ou professor pode criar diretamente sua lista com domínio @unicamp.br.

Utilizar um alias de lista para seu domínio @unidade.unicamp.br

Criação, alteração e remoção de listas de discussão e divulgação no Mailman(listas com endereços de e-mail externos à Unicamp).

  • Somente para listas que contenham endereços de e-mail externos à Unicamp.

Troca da senha do usuário administrador.

Obs.: Ao preencher o formulário de solicitação deve-se informar no campo descrição: o nome da lista, o e-mail do usuário administrador da lista e a atividade a ser executada (criação, remoção ou troca de senha do usuário administrador). Para a criação da lista informar se ela será moderada ou não. Informar também a matrícula e o ramal do usuário responsável em administrar a lista.

SERVIÇO DISPONÍVEL PARA

Aluno, Professor, Funcionário e Profissional de TI

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

PRÉ-REQUISITOS

O Administrador e/ou Moderador da lista deve ter conta de e-mail @unicamp.

RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO

Verificar a Instrução Normativa ConTIC-IN-01/2019.

TEMPO PARA O PRIMEIRO ATENDIMENTO

Até 2 dias úteis.

TEMPO DE RESOLUÇÃO

2 dias úteis.

DISPONIBILIDADE DO SERVIÇO

não se aplica

MATERIAL DE APOIO

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é uma lista de discussão?

Uma lista de discussão é um redirecionamento de e-mail (não é uma conta) que, ao receber uma mensagem, envia um e-mail a todas as pessoas inscritas nesta mesma lista.

O objetivo de uma lista de discussão é abranger um número de usuários que desejam falar sobre um mesmo assunto, tópico ou pesquisa.

Ex: O professor Marcelo Rezende é coordenador de um projeto científico, que envolve 15 pessoas além dele. Este projeto tem a duração de 8 meses.

As pessoas envolvidas neste projeto precisam comunicar-se entre si, constantemente.

Para isso, cada uma das 15 pessoas deve ter os e-mails dos membros envolvidos.
e-mail sem utilização de lista de discussão

(Fig.1: e-mail sem utilização de lista de discussão)

 

Ao invés de todas as pessoas enviarem e-mails para cada uma, o professor Marcelo pode solicitar a criação de uma lista (proj_cient-l@listas.unicamp.br), facilitando o envio:
e-mail com a utilização de uma lista de discussão, criada para o projeto

(Fig.2: e-mail com a utilização de uma lista de discussão, criada para o projeto)

 

Note o campo “Para” da figura 1 e da figura 2.

Na figura 1, o remetente tinha que digitar cada um dos endereços de e-mail, para que todos pudessem receber.

Isso pode gerar confusão, pois o usuário pode se esquecer de algum e-mail, ou digitar algum e-mail errado.

Na figura 2, o remetente precisa enviar um e-mail somente para um único endereço, e o mesmo será enviado para cada um dos 15 usuários.

Esses mesmos usuários podem responder para o endereço original, e todas as outras pessoas receberão o e-mail.

Quais os tipos de listas disponíveis?

As listas na Unicamp são divididas em:

  • Listas de discussão: Listas em que todos os membros poderão responder as mensagens que forem enviadas.
    Subdividem-se em:

    • ABERTA (qualquer membro, mesmo que não-inscrito, possue permissão de postar);
    • FECHADA (somente membros inscritos possuem permissão de postar);
    • MODERADA (qualquer membro, inscrito ou não, será moderado antes de ter sua mensagem postada)
  • Listas de divulgação: Listas em que é enviado um e-mail de divulgação, e os membros inscritos só podem ler a mensagem, sem discutir seu conteúdo.
    São usadas mais para boletins informativos e divulgação de eventos.

Qual o software utilizado nos servidores?

Na Unicamp, utilizamos o serviço Google Groups e o software de listas de discussão Mailman.

Quais dados devem ser informados para a criação de uma lista de discussão?

Os seguintes dados devem ser fornecidos para a criação de uma lista de discussão:

  • Nome da lista (sem acentos, com ‘-l’ no final do nome. Ex: construcao-l@listas.unicampsecretarias-l@listas.unicamp.br);
  • Nome, e-mail, ramal e unidade do owner (dono) da lista de discussão;
  • Descrição da lista (finalidade. Ex: “Lista dos representantes de unidades da Unicamp”);
  • Validade da lista (quanto tempo a lista durará. Se for indefinido, especificar a mesma como “permanente”.

Esqueci/Perdi a senha de administrador/moderador de uma das listas hospedadas no servidor de listas, qual o procedimento para trocá-la?

Enviar solicitação de troca de senha para a DETIC, como segue:

  • Acesse o link Solicitar troca de senha no bloco Atendimento ao lado.
  • Somente os responsáveis pela lista podem solicitar uma nova senha;
  • Preencha os dados de contato e no campo descrição digite o nome e e-mail do administrador/moderador e o nome da lista que deseja trocar a senha de acesso. Por exemplo:
    Função: administrador/moderador
    Nome do administrador/moderador: fulano de tal
    E-mail do administrador/moderador: xxxxxxx@unicamp.br
    Nome da lista: xxxxx-l@listas.unicamp.br ou xxxxx-l@ccuec.unicamp.br

 

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