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DESCRIÇÃO

Os Funcionários e Professores da universidade possuem uma conta @unicamp.br para acesso ao serviço de e-mail Unicamp, no caso de Alunos o e-mail é identificado pelo domínio @dac.unicamp.br. Muitas unidades utilizam o serviço de e-mail na DETIC mantendo o domínio da unidade “@unidade.unicamp.br”. Verifique com o administrador de rede da sua unidade para saber se sua unidade utiliza o e-mail gerenciado pela DETIC.

E-mail Unicamp

A Unicamp utiliza o serviço de Google Workspace, que permite aos usuários acessar suas caixas postais e gerenciar seus e-mails através de um navegador web. Além do serviço de e-mail, o acesso web oferece um conjunto adicional de ferramentas que compõem um ambiente colaborativo, como calendário/agenda, editores de texto, planilhas, serviço de armazenamento, entre outros.

É possível configurar outros programas, como Thunderbird e Outlook, por exemplo, para acessar a conta de e-mail da Unicamp. Instruções detalhadas para essa configuração podem ser encontradas nos tutoriais disponíveis no menu ao lado, na seção Material de Apoio.

Cotas de Armazenamento

Tipo de UsuárioCota de Armazenamento
Docente ativo e aposentado, Pesquisador carreira PQ ativo e Professor colaborador1 TB
Servidor técnico-administrativo Unicamp, Servidor com matrícula Funcamp, Pesquisador Colaborador, Bolsista, Estagiário, Patrulheiro, Pós-doutorando, Médico residente, Residente multiprofissional, Voluntário, Médico plantonista100 GB
Aluno de graduação ativo, Aluno de pós-graduação stricto sensu ativo, Aluno de pós-graduação lato sensu ativo30 GB
Servidor técnico-administrativo Unicamp aposentado, Egressos de graduação e pós graduação, Aluno de colégios técnicos, Aluno de extensão, Aluno de tecnologia, Aluno à distância, Externos, Externos Temporários, Colaborador Externo, Professor/Pesquisador Visitante, Especialista Visitante15 GB

COMO SOLICITAR

Dúvidas relacionadas ao serviço de e-mail da Unicamp.

SERVIÇO DISPONÍVEL PARA

O E-mail Unicamp está disponível para toda comunidade universitária com um usuário Unicamp ativo.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.

PRÉ-REQUISITOS

Professores e funcionários deverão ter um usuário Unicamp ativo. 
Alunos deverão ter um usuário Unicamp ativo no domínio “@dac.unicamp.br”.
As senhas não podem estar expiradas.

RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO

Estar coerente com as informações de privacidade e segurança.

TEMPO PARA O PRIMEIRO ATENDIMENTO

Até 4 horas após o cadastro do usuário Unicamp.

TEMPO DE RESOLUÇÃO

não se aplica

DISPONIBILIDADE DO SERVIÇO

nada consta

MATERIAL DE APOIO

PERGUNTAS FREQUENTES

Dúvidas Gerais

Como faço para utilizar as ferramentas da Microsoft?

A suíte Office 365 é oferecida para todos os alunos, funcionários e professores e disponibiliza alguns benefícios exclusivos, como o uso da ferramentas Office Online, armazenamento de 1 TB no OneDrive, SharePoint, e-mail, calendário integrado e gestão institucional dos e-mails.

Para utilizar as ferramentas colaborativas do Office 365, acesse https://office365.unicamp.br e utilize seu usuário Unicamp, conforme os padrões abaixo:

Aluno de graduação/pós-graduação
letra inicial do primeiro nome seguida do RA.
Ex: j999999@m.unicamp.br
Aluno da Extecamp
prefixo “ex” seguido do código fornecido pela Extecamp.
Ex: ex999999@m.unicamp.br
Aluno do COTIL
prefixo “cl” seguido do RA.
Ex: cl999999@m.unicamp.br
Aluno do COTUCA
prefixo “cc” seguido do RA.
Ex: cc999999@m.unicamp.br
Professor ou Funcionário
usuário Unicamp.
Ex: jsilva@m.unicamp.br
ATENÇÃO: o pacote Office (Word, Excel, PowerPoint, Outlook, etc.) não está disponível para instalação em computadores ou dispositivos móveis. Essas ferramentas estão disponíveis somente online, para uso no navegador web.

Professores e Funcionários da Unicamp que ainda não possuem o usuário Unicamp podem solicitá-lo através do Sistema de Senha Única e Permissões.

ALUNO: o RA que você recebeu no ato de sua matrícula é seu usuário Unicamp, utilize-o para autenticar-se no serviço.

Como faço para acessar minha conta do Google?

O pacote de ferramentas gratuitas G Suite é oferecido para todos os Alunos, Professores e Funcionários e disponibiliza alguns benefícios exclusivos, como o uso da ferramenta Google Sala de Aula, armazenamento ilimitado no Google Drive e e-mail, calendário Google integrado com suas contas e gestão institucional dos e-mails.

Para utilizar as ferramentas colaborativas da Google, acesse https://email.unicamp.br e utilize seu usuário Unicamp, conforme os padrões abaixo:

Aluno de graduação/pós-graduação
letra inicial do primeiro nome seguida do RA.
Ex: j999999@unicamp.br
Aluno da Extecamp
prefixo “ex” seguido do código fornecido pela Extecamp.
Ex: ex999999@unicamp.br
Aluno do COTIL
prefixo “cl” seguido do RA.
Ex: cl999999@unicamp.br
Aluno do COTUCA
prefixo “cc” seguido do RA.
Ex: cc999999@unicamp.br
Professor ou Funcionário
usuário Unicamp.
Ex: jsilva@unicamp.br

Professores e Funcionários da Unicamp que ainda não possuem o usuário Unicamp podem solicitá-lo através do Sistema de Senha Única e Permissões.

ALUNO: o RA que você recebeu no ato de sua matrícula é seu usuário Unicamp, utilize-o para autenticar-se no serviço.

Qual o procedimento para a troca de senha?

O procedimento é o mesmo da troca de senha no sistema SiSe, acesse AQUI e siga os passos necessários.

Esqueci a minha senha, como faço para recuperá-la?

O procedimento para recuperação é o mesmo no sistema SiSe, acesse AQUI e siga os passos necessários.
Caso o professor ou funcionário não tenha cadastrado um e-mail alternativo ou uma pergunta/resposta no sistema, favor procurar o entregador de senha da unidade.
Alunos devem procurar a DAC.

Qual a minha cota de espaço para utilização?

O espaço para utilização dos serviços é ilimitado, não havendo qualquer tipo de restrição.
OBS: Caso instale o Google Drive no Windows ou Mac e utilize como um diretório sincronizado do seu computador, a quota para o Google Drive estará limitada ao espaço livre do disco local do computador.

Posso utilizar meus leitores de e-mails, Thunderbird, Outlook e etc?

O Google trata os leitores de email convencionais como não confiáveis e não terão suporte para o e-mail do G Suite.
O acesso homologado pelo Google deve ser feito somente via web através do site https://mail.google.com/a/unicamp.br ou via aplicativo próprio do Google para os Smartphones.
OBS: Apenas o software Thunderbird a partir da versão 38 funcionou com o Google Workspace.

Qual meu endereço de e-mail no Google Workspace?

A conta que será utilizada no Google Workspace para professores e funcionários será o ID do SiSe seguido do domínio @g.unicamp.br.
Ex: usuario@g.unicamp.br

Para alunos o endereço de e-mail será a primeira letra do nome, seguido do RA e domínio @g.unicamp.br.
Ex: x123456@g.unicamp.br

Posso receber todos meus e-mail no Google Workspace?

Professores e Funcionários que possuam conta de e-mail no domínio @unicamp.br podem fazer o redirecionamento das mensagens no webmail Horde.
OBS: Usuários que possuam conta de e-mail com o domínio de uma unidade, devem procurar os administradores de rede da unidade para verificar a possibilidade.
Alunos devem seguir o tutorial disponibilizado pela DAC. No endereço do redirecionamento deve ser colocado o e-mail do G Suite x123456@g.unicamp.br.

Posso migrar minhas mensagens que estão nos servidores atuais da Unicamp para o Google Workspace?

Para usuários do domínio @dac.unicamp.br e @unicamp.br é possível, clique AQUI para seguir o tutorial de como fazer a migração.
OBS 1: Usuários que possuam conta de e-mail com o domínio de uma unidade, devem procurar os administradores de rede da unidade para verificar a possibilidade.
OBS 2: Para migração utilizar somente o protocolo POP3, o protocolo IMAP retorna erro caso tente utilizar.

Posso enviar e-mails a partir do Google com minha conta do domínio unicamp.br

SIM, clique AQUI para seguir o tutorial de como fazer a configuração correta.
OBS: Usuários que possuam conta de e-mail com o domínio de uma unidade, devem procurar os administradores de rede da unidade para verificar a possibilidade.

Posso enviar e-mails a partir do Google com minha conta do domínio dac.unicamp.br

SIM, clique AQUI para seguir o tutorial de como fazer a configuração correta.

Perdi mensagens ou arquivos que estavam hospedados no Google, consigo recuperá-los?

O Google tem um sistema de backup apenas para o serviço de e-mail. Para os demais serviços (Drive, Calendário, Contatos, etc) não será possível a recuperação dos dados perdidos.
Para esses serviços o Google trata a lixeira como backup, então caso apague qualquer item é possível recuperar através da lixeira do sistema. Após a limpeza da lixeira não será mais possível recuperar o item.

Consigo convidar alunos de contas externas para assistir aulas no Google Classroom?

Somente contas G Suite de domínios previamente cadastrados como domínio confiáveis poderão ser convidadas.

Posso usar minha conta particular do Google para acessar os serviços do Google Workspace?

Contas particulares do Gmail NÃO poderão ser usadas para ter acesso aos serviços disponibilizados para o domínio ‘@g.unicamp.br’.

Quando minha conta começa a funcionar no Google Workspace?

Professores e funcionários deverão ter uma conta ativa no SiSe, contas com senhas expiradas não terão acesso.
Alunos deverão ter uma conta de e-mail ativa no domínio ‘@dac.unicamp.br’ para terem acesso ao Google Workspace.

Como alterar meu nome e sobrenome na visualização do Google Workspace?

Acesse o menu de aplicativos (Desenho de quadrados localizado no canto superior direito da pagina do Google), neste menu, clique no aplicativo do Google +. Ao entrar no aplicativo do Google +, se for o primeiro acesso, ele irá solicitar que você preencha as informações de Nome, Sobrenome, Sexo e Data de Nascimento, ao confirmar essas informações o seu perfil será atualizado. Caso você já tenha configurado o aplicativo do Google +, basta entrar no aplicativo, clicar no botão que está no canto superior esquerdo da tela INÍCIO, e selecionar a opção PERFIL, depois basta clicar em cima do seu nome para alterar as inforamções.

Caso queira alterar apenas o nome que será exibido no envio de e-mails, o usuário deve acessar o Gmail, clicar na engrenagem no canto superior direito e selecionar a opção Configurações. Nas configurações selecione a opção Contas e importação, no ítem Enivar e-mail como: terá o seu endereço do domínio g.unicamp.br e a opção Editar Informações, ao acessar esse link é possível digitar um novo nome que irá ser mostrado ao enviar e-mails.

Orientações sobre as cotas no Google Workspace

Qual será minha cota após 19/02/2024?

  1. 1 TB (Docente ativo e aposentado, Pesquisador carreira PQ ativo e Professor colaborador).
  2. 100 GB (Servidor técnico-administrativo Unicamp, Servidor com matrícula Funcamp, Pesquisador Colaborador, Bolsista, Estagiário, Patrulheiro, Pós-doutorando, Médico residente, Residente multiprofissional, Voluntário, Médico plantonista).
  3. 30 GB (Aluno de graduação ativo, Aluno de pós-graduação stricto sensu ativo, Aluno de pós-graduação lato sensu ativo).
  4. 15 GB (Servidor técnico-administrativo Unicamp aposentado, Egressos de graduação e pós graduação, Aluno de colégios técnicos, Aluno de extensão, Aluno de tecnologia, Aluno à distância, Externos, Externos Temporários, Colaborador Externo, Professor/Pesquisador Visitante, Especialista Visitante).

Como faço para verificar o meu armazenamento atual?

https://drive.google.com/u/1/settings/storage

A cota de 1 TB é para quais usuários?

Docentes da carreira MS ativo, Docentes aposentados, Professores Colaboradores,  e Pesquisadores Carreira PQ ativos

Tenho um drive compartilhado que são utilizados por várias pessoas, os dados serão computados na cota de quem?

Os dados em Drive Compartilhado vão ter cotas próprias, sendo elas as mesmas do seu respectivo dono.

Quem terá direito a criar Drives Compartilhados?

Apenas Docentes, Professores, Pesquisadores Carreira PQ ativos e funcionários terão direito a criação de Drives Compartilhados.

Existe um limite de criação de Drives Compartilhados?

Não existe um limite quanto ao número de Drives Compartilhados criados, mas haverá um limite no qual a soma de todos os Drives Compartilhados de sua propriedade não poderá ultrapassar cinco vezes o limite da sua cota.

Fazemos o uso do YouTube, como fica a cota?

Atualmente os vídeos gravados no Youtube não são somados no volume da cota dos usuários.

Como faço para transferir dados do meu drive para o Drive Compartilhado?

O que acontecerá com as contas que estiverem acima da cota depois do dia 19/02?

O envio e recebimento de e-mails continuará funcionando, porém não será possível adicionar nem editar qualquer arquivo de sua propriedade, isso afetará o funcionamento de ferramentas como o Google Drive, Fotos, Gravações do Meet, Classroom, entre outras que utilizem a necessidade de armazenamento.

A quantidade de armazenamento informada é diferente da soma dos meus arquivos no Meu Drive, como encontro essa diferença de dados?

Arquivos enviados em qualquer local do “Compartilhado Comigo” continuam sendo de propriedade do usuário que fez o upload e utilizam da sua cota, para localizar esses arquivos digite na busca do Google Drive por owner:me

Como faço para fazer buscas personalizadas no Google Drive para encontrar arquivos de forma mais rápida?

Faço uso do Google Drive instalado no meu desktop, como faço para movimentar arquivos do tipo: .gdoc/.gsheets/.gslides ?

Esses tipos de arquivos só é possível movimentar através do Google Drive por acesso Web.

Atualmente utilizo o Google Drive para realizar backup de arquivos, posso continuar a utilizar o drive para esse fim?

Não será possível fazer o uso desse tipo de armazenamento.  Recomendamos que esses dados de backup sejam transferidos para o serviço de backup corporativo disponibilizado pela UNICAMP.

Mais informações em https://www.detic.unicamp.br/servicos/backup-e-restore/ 

Como saber o espaço que cada Drive Compartilhado está ocupando?

Em https://drive.google.com/drive/u/0/shared-drives selecione o Drive Compartilhado que deseja saber o tamanho, no painel do lado direito clique em Detalhes que será informado o tamanho do Drive Compartilhado.

 

Ultrapassei o limite da minha cota e preciso de mais espaço, o que fazer?

  1. Verificar se há arquivos desnecessários ou duplicados, através dos links citados acima;
  2. Verificar se é possível utilizar o serviço de Backup Corporativo para alguns arquivos;
  3. Fazer uso do Drive Compartilhado para evitar cópias do mesmo arquivo por vários usuários;
  4. Procurar ajuda do Administrador de TIC local para avaliar possível solução;
  5. Se ainda necessitar da ampliação da cota, o Administrador local deverá enviar justificativa via google-workspace@unicamp.br

Como consulto o armazenamento utilizado?

Como faço para analisar e excluir arquivos grandes ou desnecessários?

Como faço para liberar a lixeira do Drive?

É possível transferir os dados do Google Drive da UNICAMP para uma conta externa?

  1. O google fornece uma ferramenta de migração do próprio Google. 
  2. Clique no símbolo da Unicamp no canto superior direito da sua conta e vá em Gerenciar sua conta do Google
  3. Você terá a opção de transferir seu conteúdo, depois é só seguir os passos de selecionar os dados que deseja transferir e qual a conta de destino.

Utilizo o Drive para fazer backup, posso continuar a utilizar o serviço desta forma?

Não. A Unicamp possui um serviço de backup corporativo que pode ser utilizado por todas as unidades/órgãos.  O serviço está disponível em https://www.detic.unicamp.br/servicos/backup-e-restore/

Qual será a cota de contas institucionais solicitadas para uso dos órgãos dentro do seus departamentos

Toda conta institucional tem um responsável no órgão, a cota dessa conta será independente da cota do responsável e terá o mesmo armazenamento que a classe do responsável pela conta.

Buscando uma alternativa ao Google Drive para o compartilhamento de grandes arquivos?

Experimente o serviço FileSender (https://filesender.rnp.br), uma plataforma que permite o compartilhamento de arquivos de até 2TB por vez. O melhor de tudo é que é gratuito para a universidade. Ideal para setores que lidam com Equipamentos Multiusuários e precisam enviar grandes arquivos aos solicitantes.

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